27 de fevereiro de 2020

Lições Escritas de Filosofia

Aprender com os Grandes
Sábios de Todos os Tempos 

Carlos Cardoso Aveline




O trabalho, o estudo e o diálogo por correspondência - nos quais os estudantes e os instrutores se comunicam através da palavra escrita - são uma parte central da tradição teosófica. 

As próprias Cartas dos Mahatmas - os documentos da literatura teosófica cujas fontes são as mais elevadas - são um exemplo disso. Os ensinamentos das Cartas fluem como uma espécie de curso por correspondência, dado a discípulos leigos durante os primeiros anos do movimento esotérico.

Ler sobre filosofia clássica desperta em nós uma percepção interna das coisas. É necessário silêncio e uma atenção profunda. Um calmo diálogo com um texto é um processo mágico, ou “oculto”, pelo qual podemos sintonizar com algumas das almas mais sábias de todos os tempos.

Tanto o ato de ler como o processo de escrever contêm potencialidades sagradas. Um Mestre de Sabedoria escreveu estas palavras sobre os testes cármicos que todo aspirante ao discipulado deve enfrentar:

“O aspirante é agora atacado inteiramente no lado psicológico da sua natureza. O processo de testes - na Europa e na Índia - é o da Raja Ioga, e o seu resultado é, como tem sido explicado frequentemente, o desenvolvimento de todos os germes, bons e maus, que há nele e em seu temperamento. A regra é inflexível, e ninguém escapa, quer ele apenas escreva uma carta para nós, ou formule, na privacidade do seu próprio coração, um forte desejo de comunicação e conhecimento ocultos.” [1]

As palavras escritas são examinadas com mais cuidado que as palavras de uma conversa falada. O diálogo silencioso com autores teosóficos convida o estudante a uma “reflexão vertical”. O fato estimula uma atitude atenta e uma compreensão profunda. O silêncio interior - o grande mestre - acontece com mais facilidade ao ler do que ao conversar.

Pode ser difícil encontrar pessoalmente um grande mestre. É perfeitamente possível ter a essência deste privilégio ao ler bons textos sobre teosofia, olhando para eles desde o ponto de vista da nossa alma imortal. As leituras clássicas que ocorrem como parte de um grupo de estudos por correspondência podem ajudar-nos a viajar no tempo enquanto expandimos nossos horizontes, e o nosso discernimento.

NOTA:

[1] “Cartas dos Mahatmas”, Editora Teosófica, Brasília, 2001, volume II, Carta 136, p. 316.

000
 
O artigo acima foi publicado nos websites associados dia 27 de fevereiro de 2020 e atualizado dia 7 de novembro de 2020.  
 
 
Para avançar com mais força no Caminho, leia o texto “Roteiro Sobre Como Estudar Teosofia”.
 
000