20 de maio de 2020

Como Abandonar a Prática do Rancor

Os Sentimentos de Ódio São Derrotados Pela
Justiça Imparcial e Pela Boa Vontade em Ação

Carlos Cardoso Aveline





* A indignação sincera faz parte da vida, mas ela deve ser colocada sempre, de imediato, no contexto maior do espaço amplo e do tempo de longo prazo. Assim a serenidade a substituirá em seguida.

* As energias negativas usam o rancor mútuo para provocar curtos-circuitos na energia valiosa da lucidez coletiva.

* É tarefa de todo cidadão de boa vontade ficar fora dos processos de ódio sistemático. Cabe preservar e fortalecer a energia da boa vontade, usando o discernimento e a firmeza na defesa do que é correto.

* Os agentes da destruição social e do desrespeito pela vida devem ser impedidos de destruir, não porque se tenha ódio pessoal a eles, mas porque se tem amor às vidas que eles ameaçam.

* Grande rigor e severidade são necessários com quem despreza a vida; porém rigor é diferente de má vontade.

* As pessoas podem ser perdoadas num plano humano. Porém as ações erradas devem ser corrigidas e, quando criminosas, a lei deve ser aplicada para que o erro não se repita.

* A linguagem a ser usada durante os conflitos deve ser moderada. Às vezes, no entanto, uma linguagem forte é necessária para romper processos hipnóticos coletivos, produzidos por falsos messias e “salvadores da pátria”. Exemplos desse processo doentio a ser eliminado com vigor são as ações de Adolf Hitler e de seus inúmeros imitadores.

* A teosofia que não olha e não enxerga os grandes desafios sociais não é teosofia, mas um discurso vazio. Teosofia é respeito pela vida de todos, e é um sentimento ativo e criativo de compaixão e solidariedade.

* O ódio não é derrotado pelo ódio, conforme ensina o Dhammapada. Cedo ou tarde, todo rancor é derrotado pela firmeza da justiça imparcial e pela boa vontade vigorosa, combinada com discernimento.

* O caminho para regenerar uma cidade, um país ou uma civilização inteira consiste em cada indivíduo melhorar a si mesmo, ouvindo a voz da sua consciência. Deste modo cada família passa a purificar seus relacionamentos, através do bom senso, e os diferentes grupos sociais zelam pelo aperfeiçoamento moral de todos.

000

O artigo acima foi publicado nos websites associados dia 20 de maio de 2020.

000

Para ler a respeito dos problemas psicológicos sérios nas relações sociais e na vida dos países, veja o artigo “A Política da Histeria”.

000


Examine os títulos da seção temática “Psicologia, Psicanálise e Filosofia Esotérica”.

000

O grupo SerAtento oferece um estudo regular da teosofia clássica e intercultural ensinada por Helena Blavatsky (foto). 


Para ingressar no SerAtento, visite a página do e-grupo em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é este:   


000