29 de setembro de 2022

Ideias ao Longo do Caminho - 42

 Fatores Externos Têm Importância
Secundária na Busca da Felicidade

Carlos Cardoso Aveline

 
 
 
 
* Uma fração de segundo contém a eternidade. O universo inteiro está presente em cada grão de areia. Todas as inteligências celestes permanecem em contato com cada alma honesta. Esta unidade transcendente floresce na percepção silenciosa da simetria da vida.
 
* A renúncia produz um sentimento de liberdade. Ela nos dá paz e uma satisfação mais profunda do que qualquer forma de desejo ou cobiça.  
 
* Uma alegria interior surge da compreensão da unidade do cosmos. Há  uma ligação direta entre cada individualidade e todos os outros seres. Tudo está unido no tempo e no espaço infinitos. O contentamento que nasce da compreensão desse fato não pode ser colocado em palavras.
 
* A vida se renova naturalmente em todos os níveis, quando abandonamos o apego ao que é antigo e não serve mais, mantendo a ligação com a sabedoria e as lições de todo o passado. Cada manhã nos traz uma pequena primavera, enquanto o entardecer nos propõe a ideia do outono. Quando a materialidade da vida se reduz, cabe experimentar a sua essência. No momento em que o ciclo vital chega ao auge, é correto viver a modéstia e a moderação.
 
* Seria falso pensar que a uma causa corresponde um efeito. Uma causa provoca muitos efeitos, e isso é especialmente verdadeiro quando ela ocorre nos níveis superiores de consciência. Em um único instante a luz do Sol revela uma quantidade incalculável de objetos e situações. Um só pensamento e um propósito emitidos num nível nobre e abstrato de percepção podem mudar a realidade em seu devido tempo, muito mais do que qualquer esforço feito no mundo externo.
 
* O ser humano é o principal responsável pela qualidade dos pensamentos, das ideias e das imagens que atravessam sua mente. Mesmo os pensamentos que vêm de fora só podem chegar de fato até nós sob certas condições. Depende de cada um aceitá-los, se saudáveis e verdadeiros, ou rejeitá-los, se forem falsos e desequilibrados.
 
* Certas sintonias devem ser evitadas. A autopurificação não é obra do acaso. Ela ocorre por mérito próprio quando a Alma está voltada espontaneamente para a Verdade, assim como a agulha da bússola aponta para o Norte.   
 
* Fatores externos têm importância secundária na busca da felicidade. Decisiva é a capacidade interior de ver as coisas desde o ponto de vista do espaço ilimitado e da duração eterna.  
 
* Saber esperar é parte da caminhada: há um tempo para avançar e um tempo para consolidar o avanço. Definir o ritmo certo, etapa por etapa, implica possuir tanto firmeza quanto desapego.
 
* A alegria de experimentar o infinito traz tanto a bem-aventurança como o autoesquecimento. Na perspectiva do eu inferior, a dor faz parte do conjunto, mas não é o foco principal. A luz e o contentamento estão na invisível essência dos seres humanos.
 
* O que é que determina o estado de espírito e as emoções do peregrino: a força enganosa das circunstâncias externas, ou a relação interior com sua alma espiritual?
 
* Para que haja paz, não é necessário que tudo ocorra conforme se deseja. A harmonia é um produto da alma. Cabe olhar o mundo desde o ponto de vista do espírito. Quando o propósito é nobre, os obstáculos servem para treinar o peregrino no caminho sagrado.
 
* Mais do que “buscar a paz”, devemos entrar em sintonia com ela. Na realidade é a paz que vem até nós quando perseveramos na ação correta. E saber agir com justiça - o que nos coloca em harmonia com a paz - é um mistério que se resolve aos poucos.
 
* “Buscar a verdade” é também uma expressão que não se deve entender literalmente. A verdade se apresenta diante de nós, quando passamos por um processo não muito fácil de construção daquilo que está em sintonia com a verdade - e de abandono daquilo que não está.
 
* A multiplicação de absurdos e aberrações nas sociedades decadentes não deve desanimar o cidadão atento, porque faz parte de uma maré cármica cheia de lições úteis a serem aprendidas pelo Espírito. Absorvidas as lições, os problemas objetivos e concretos desaparecerão. Seja qual for a natureza da crise, o mais valioso a preservar é a força moral e a paz interior.
 
* As lições que permitem curar os processos de degeneração social surgem do sentimento de respeito que toda comunidade deve ter por si mesma e pelos ideais que a inspiram. A autoestima da comunidade precisa refletir a autoestima do cidadão. Quem respeita a si mesmo respeita o seu país e aqueles com quem se relaciona.
 
* A verdadeira Política é parte da filosofia. É inseparável da sabedoria universal e consiste em buscar o bem comum. Platão, Cícero, Aristóteles, Lao-tzu, Confúcio e outros sábios de todos os tempos discutem Política como uma ciência ética e nobre, o que ela realmente é. Em nosso século, é preciso resgatar a Política do mundo da falsidade e trazê-la de volta para a esfera da boa vontade e da justiça.
 
A Teosofia da Vida Material
 
* Aprender a melhorar a relação com o corpo físico é uma parte importante dos deveres de quem busca a sabedoria.
 
* O veículo da vida material dos seres humanos é uma espécie de templo. É habitado por uma fagulha divina e um Espírito. O lado sagrado dos vários órgãos do corpo humano foi examinado por Helena Blavatsky nos escritos esotéricos e em outras partes da sua obra.
 
* Não é sábio desprezar a existência física. Um ser humano é uma consciência completa e só consegue cumprir a missão da sua vida atual enquanto estiver ativo no plano físico da existência. No entanto, à medida que passa o tempo, o peregrino é forçado a aprimorar o uso do seu veículo material. E quanto mais ele aprender nesta área, melhor, porque um corpo saudável é um instrumento valioso para quem busca compreender a sua própria alma espiritual, o cosmos e a lei eterna.
 
Pequena Ação Prática
 
* A teosofia deve ser aplicada à vida diária. Afaste o olhar do texto acima e relembre os pontos mais úteis. Registre em um caderno de anotações o que chama a atenção por ajudar você no momento atual. 
 
000
 
O artigo “Ideias ao Longo do Caminho - 42” foi publicado como item independente em 29 de setembro de 2022. Uma versão inicial e anônima dele faz parte da edição de abril de 2018 de “O Teosofista”, pp. 7 e 8. A nota “A Teosofia da Vida Material”, também escrita por CCA, foi publicada pela primeira vez na mesma edição. 
 
Embora o título “Ideias ao Longo do Caminho” corresponda ao título em língua inglesa “Thoughts Along the Road”, de Carlos C. Aveline, não há uma identidade exata entre os conteúdos das duas coletâneas de pensamentos. Desde 2018 a série “Thoughts Along the Road” está sendo publicada em espanhol sob o título de “Ideas a lo Largo del Camino”.
 
000
 
Leia mais:
 
 
 
 
000
 

Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”. 
 
000