21 de fevereiro de 2011

Os Mestres e o Futuro da Humanidade

Texto de um Mahatma Mostra as Bases
Filosóficas da Próxima Religião Universal

Carlos Cardoso Aveline

 
 

1. O Presente e o Futuro

Livre de imitações, a filosofia teosófica original nos permite ter uma percepção correta das próximas etapas da evolução humana. E isso possui uma importância decisiva, porque a percepção de futuro determina as ações do presente.
 
Temos ao nosso alcance os instrumentos necessários para construir uma visão saudável de futuro. É de causar estranheza que não tenham sido feitos esforços mais intensos nas últimas décadas para pesquisar e esclarecer melhor o tema da religião não-dogmática e não-clerical que já começa a nascer na nova cultura global.
 
Sabemos, desde já, que ela será a religião-filosofia, a religião da ética. Ela superará o culto e a adoração cegos, seja de um deus pessoal, seja da mera tecnologia materialista, hoje apresentada ao público leigo como “ciência”. Mas há seguramente muito por descobrir e por realizar nesta linha de trabalho.
 
000
 
O artigo “Os Mestres e o Futuro da Humanidade” foi publicado nos websites associados em 2011.
 
A Carta do Maha-Chohan, discutida e reproduzida nele, pode ser considerada uma espécie de “carta constituinte” do movimento teosófico, porque estabelece algumas das linhas básicas mais importantes para a sua atuação. Quando “Os Mestres e o Futuro da Humanidade” foi publicado, o trabalho da futura Loja Independente de Teosofistas (LIT), já surgia internacionalmente com perfil próprio, mas ainda era parte, do ponto de vista formal, da Loja Unida de Teosofistas.
 
A criação da LIT ocorreu em 14 de setembro de 2016. No mesmo dia foi declarada a sua independência em relação a outras correntes de pensamento. Uma das características que distinguem a LIT é que ela compreende um fato básico, estranhamente ignorado por outras correntes teosóficas. É o fato de que os ensinamentos dados diretamente pelos Mestres de Sabedoria, através das suas Cartas, não devem ser ignorados, mas merecem uma atenção central e prioritária por parte dos estudantes sinceros de teosofia.
 
000
 
Leia mais:
 
* A Carta do Maha-Chohan.
 
* A Carta de 1900, na Íntegra.
 
* O Mestre Diz Adeus a Besant.
 
* Lições das Cartas dos Mahatmas.
 
* Carta de Prayag - a Dimensão Sutil da Crença em Deus.
 
000
 
Em setembro de 2016, depois de cuidadosa análise da situação do movimento esotérico internacional, um grupo de estudantes decidiu formar a Loja Independente de Teosofistas, que tem como uma das suas prioridades a construção de um futuro melhor nas diversas dimensões da vida.
 
000 
 
Sobre o mistério do despertar individual para a sabedoria do universo, leia a edição luso-brasileira de “Luz no Caminho”, de M. C.
  

Com tradução, prólogo e notas de Carlos Cardoso Aveline, a obra tem sete capítulos, 85 páginas, e foi publicada em 2014 por “The Aquarian Theosophist”.
 
000