Algumas Lições da Milenar Sabedoria
Andina São Decisivas Para o Século 21
Carlos Cardoso Aveline
Carlos Cardoso Aveline
“A religião dos antigos é a religião
do futuro. Dentro
de alguns séculos, não haverá mais crenças sectárias
em nenhuma das grandes religiões da humanidade.”
Helena P. Blavatsky, em 1877 [1]
No momento em que o discípulo está pronto, a lição aparece. Quando a
sociedade atual estiver disposta a resgatar a paz, ela poderá ouvir as lições
que emanam da elevada cordilheira dos Andes. Ficará claro então que alguns dos ensinamentos mais importantes não são
verbais, mas ocorrem no diálogo com os seres da natureza.
Depois de séculos de repressão, a cultura andina
tradicional começou a ser revalorizada durante o século 20. Durante as próximas
décadas, é possível que ela dê contribuições significativas para a construção
de uma civilização global fraterna.
Os povos andinos vêm exercendo uma atração crescente sobre
milhares de pessoas de todas as partes do mundo. Herdeiros do legendário
continente perdido da Atlântida, eles possuem uma sabedoria e uma experiência
milenares. A Cordilheira dos Andes abriga centros magnéticos que influenciam a
vida oculta e a fisiologia sutil do planeta Terra. Por vários níveis de
motivos, o mundo andino tem um papel a cumprir na transformação cultural
necessária à passagem para uma civilização sustentável.
A música encantadora das quenas, as montanhas nevadas e o
contato direto, calmo e respeitoso do homem com a terra, com a água e o sol, constituem
uma vasta mensagem não-verbal que a nossa civilização deve ser capaz de assimilar,
para que possa redescobrir o caminho do
coração e vencer os desafios éticos, ecológicos e sociais que a ameaçam.
Não se trata de idealizar cegamente as culturas andinas.
Em vários aspectos, elas estão erradas e não ensinam coisa alguma de útil. É o
caso da prática pré-colonial de sacrifícios de seres humanos, ou de sacrifícios de animais, como a lhama.
Outros exemplos são as numerosas crenças supersticiosas e o uso intensivo de
bebidas alcoólicas em suas cerimônias religiosas populares.
A teocracia incaica, comparada por Helena Blavatsky ao
sistema de castas da Índia, não será útil para
a próxima civilização. Tampouco a perspectiva tribal da vida. O
conhecimento eterno não está na casca envelhecida da cultura andina, na qual os
sacrifícios com sangue parecem corresponder aos tempos da decadência final, já pouco antes da
chegada dos espanhóis. E mesmo no século 21 não faltam falsos gurus da
“sabedoria andina”, que usam um verniz de espiritualidade como pretexto para
ganhar dinheiro.
A sabedoria útil para as próximas etapas da evolução
humana está na essência invisível aos olhos - a doutrina do coração. A sua base é a noção da unidade de todos os seres
no cosmo, que é vivenciada pelas culturas aimara e quechua.[2]
Cada aspecto da vida diária é reconhecido pela filosofia
andina como parte de um processo integralmente divino, que inclui ao mesmo
tempo o material e o espiritual. Esta ideia é um axioma da filosofia teosófica.
É também defendida pelo filósofo ocidental Spinoza.
Não existe para os andinos a dissociação - inventada pelo
cristianismo - entre o mundo divino e o mundo material.
Na cultura andina, a mãe-terra, Pachamama, é sagrada. Como
toda mãe, a terra é quase onipresente na vida dos seus filhos pequenos. Está
sempre perto deles. É ela que os alimenta, através da agricultura. É ela que
lhes dá abrigo, através das casas de barro, vistas como extensões dos braços
maternos. “A analogia da mãe reprodutora
e da terra reprodutora é fácil de perceber”, escreve o estudioso Homer L.
Firestone. “Os laços que unem o homem ao pai criador podem ser ocultos ou
desconhecidos, mas os laços entre mãe e filho são mais evidentes”. [3]
Comparado com o cidadão ocidental típico, o homem andino
tem sua consciência centrada mais no hemisfério cerebral direito - que percebe
as coisas de modo simultâneo e por analogia
- do que no hemisfério cerebral esquerdo, caracterizado pela lógica linear
e pelas operações sequenciais. A consciência
andina é naturalmente mística. No ocidente cristão, Francisco de Assis fez no
seu famoso Cântico das Criaturas uma oração panteísta, tratando como seus irmãos a Lua, o Sol, o fogo,
a terra, a água e o vento. Do mesmo modo, os habitantes tradicionais das
Cordilheira dos Andes sabem que a energia sagrada está presente em todas as
coisas. Para eles, além de Pachamama,
a mãe-terra sagrada, existe a Pacsamama,
mãe-lua; a Coyamama, mãe metal; Axomama, mãe-batata; Saramama, mãe-milho; e Mamacocha, mãe-mar. O homem tem uma atitude de humildade e
gratidão diante de cada aspecto e elemento do meio ambiente.
Um detalhe das línguas aimara e quechua - as duas
principais do mundo andino - deixa clara
a predominância do hemisfério cerebral direito e da função intuitiva,
não-dualista. Em aimara, a palavra pacha significa
tanto tempo como lugar. Isso implica que
espaço, tempo e lugar são um só e indivisíveis.
Já em quechua, há uma diferença mínima entre lugar (pach) e tempo (pacha). No Ocidente, sabe-se que espaço e tempo são
conceitos inseparáveis quando vistos desde níveis superiores e abstratos de
consciência. Assim, de certo modo, Pachamama não é apenas a nossa
mãe-terra, mas também nossa mãe-espaço-tempo,
a mãe-matéria, Maya, Maria, a virgem primordial que dá
nascimento e vida ao mundo físico, segundo a tradição esotérica presente em
todas as grandes religiões. “A união do
espaço e do tempo em pachamama produz
um sentido de infinitude: mostra o lado imaterial dela”, escreve Homer L.
Firestone.
Durante os últimos séculos, o avanço civilizatório liderado pelos povos de
origem europeia girou em grande parte em torno da atividade separadora do
hemisfério cerebral esquerdo. Separamos céu e terra, bem e mal, luz e sombra. Separamos o sagrado e o profano, o
homem e a natureza. Acentuamos a distância entre pobres e ricos, aumentamos a
distância entre o mundo humano e o mundo divino, e aprendemos a separar as
partículas atômicas, criando o fantasma
das guerras nucleares.
No século 21, esse ciclo está esgotado e nosso
aprendizado avança por novos rumos.
Surgem pouco a pouco os elementos de uma futura civilização que
redescobrirá a síntese. Nela a ciência deverá ser interdisciplinar e
inseparável da ética. A religiosidade será desburocratizada e universal. As
filosofias serão comparadas, e o diálogo intercultural prevalecerá.
A consciência humana se desloca novamente para o
hemisfério cerebral direito, ganhando amplitude à medida que avança em direção
ao plano da intuição, mas sem perder nada do que ganhou com o desenvolvimento
do hemisfério cerebral esquerdo, lógico, sucessivo - eficiente no mundo
concreto.
Nessa volta para o caminho da percepção integrada das
coisas, a consciência humana reencontra e recupera as tradições, as visões de mundo e os modos de
ser da cultura andina e de outros povos indígenas americanos. Não se trata de
uma volta ao passado. É o passado que volta até nós, emergindo ciclicamente
das sombras do esquecimento, e ele faz isso de um modo que nos possibilita
compreender e viabilizar nosso futuro. Porque o tempo avança em espiral: o fio
dourado da eternidade nos leva ao futuro resgatando criativamente a essência
das experiências passadas.
Os mitos andinos antigos integram em si o conhecimento
filosófico, cosmológico e histórico. Neste
contexto, Wiracocha, o deus criador, interage
com Pachamama, a mãe-terra. Como toda figura paterna, Wiracocha impõe limites. Este
deus masculino deu à humanidade três mandamentos:
“Não mentir, não ser frouxo e não roubar.” [4]
Vale a pena comparar esses mandamentos com o livro
II dos Ioga Sutras de Patañjali, o grande tratado oriental de Raja Ioga. Ali
vemos cinco votos de abstenções ou de autorrestrições [yama]:
* A abstenção de violência [ahimsa];
* Abstenção de falsidade [satya];
* Abstenção de roubo [asteya, que vai muito
além de mero roubo de objetos físicos];
* Abstenção de indulgência [brahmacharia], e
* Abstenção de cobiça [aparigraha].
É clara a correspondência entre as abstenções da
Raja Ioga e os três mandamentos de Wiracocha. Não mentir é satya. Não roubar é asteya.
Não ser frouxo inclui tanto a renúncia à indulgência e à preguiça [brahmacharia],
como o abandono da cobiça [aparigraha] e o abandono da violência [ahimsa].
Este é um exemplo, entre muitos, do fato de que há
uma sabedoria universal, e ela está presente tanto nos Andes como no Oriente. Desse
saber teosófico sem fronteiras participam também as civilizações antigas da
Grécia e de Roma. Os preceitos vistos acima apontam para a essência da
filosofia estoica e da tradição pitagórica e platônica.
Wiracocha é uma das principais divindades andinas. O mito milenar conta que, no
começo de tudo, Wiracocha emergiu do fundo do lago Titicaca, símbolo das águas
primordiais do cosmo. E Wiracocha fez o
Sol, a Lua e as estrelas. Depois ele criou o povo andino. Ele fez isso assoprando a vida para dentro de estátuas de
pedra.
A imagem simbólica das estátuas de pedra se
refere às formas sutis primordiais ou
modelos de seres humanos depositados na luz astral desde manvântaras anteriores, isto é, desde os períodos
prévios de manifestação da vida no cosmo. A dureza das pedras simboliza a longa
durabilidade de tais imagens arquetípicas. Wiracocha não criou os homens a
partir do nada por um motivo bastante simples. A natureza é eterna e nela nada
se cria, nada se perde, tudo se transforma, tudo se recicla constantemente,
conforme dizem a lei de Lavoisier, o livro bíblico Eclesiastes (capítulo 1), e
a filosofia esotérica clássica de H.P. Blavatsky.
É famosa a imagem de Wiracocha gravada na Porta do
Sol, nas ruínas da cultura Tiahuanaco, às margens do lago Titicaca. Ele usa o
Sol como coroa, ou seja, o sol é o seu veículo físico e externo, segundo explica
a sra. Blavatsky. Wiracocha carrega
trovões como armas em suas mãos, e ele chora derramando lágrimas cujo
simbolismo é duplo. Elas expressam tanto
a compaixão, no plano moral e espiritual, como as chuvas que purificam e renovam a vida
física. Um dos numerosos deuses hindus, Brahma, também chora. Seu pranto é de arrependimento,
e expressa autopurificação. [5]
Wiracocha
combina portanto a severidade de um relâmpago com a compaixão universal da
chuva fertilizadora.
A figura personalizada de Wiracocha simboliza não
só a lei do carma, mas também o conjunto das inteligências divinas que guiam a
evolução da vida planetária. Vencida
certa etapa depois da “criação”, Wiracocha
fica “insatisfeito” com os seres humanos. No momento certo do ciclo evolutivo, Wiracocha
varre o mundo com uma inundação, eliminando a raça de gigantes que habitava a
vasta Atlântida. A seguir, Wiracocha faz
outros homens melhores, também da pedra, como na primeira vez, ou seja, a
partir das imagens primordiais da luz astral.
Na física moderna, o conceito de ordem implícita formulado por David Bohm
permite explicar o processo como Wiracocha criou o homem: há uma ordem implícita ou um arquétipo que se
manifesta de tempos em tempos no mundo visível como presença explícita. O conceito de campo mórfico, formulado pelo biólogo Rupert Sheldrake, aponta para a mesma realidade.
De acordo com a literatura teosófica, as primeiras raças humanas não usavam corpos físicos. Só a terceira e quarta raças tinham corpos,
que eram muito maiores que o nosso organismo atual, segundo revela Helena
Blavatsky em “A Doutrina Secreta” [6].
De fato, lendas e tradições de todos os
povos contam sobre a existência passada de seres gigantescos - animais e
humanos - e a cultura andina está longe de ser uma exceção.
A inundação, usada como instrumento para eliminar os homens que Wiracocha criara e com
os quais estava insatisfeito, corresponde naturalmente ao grande dilúvio da
narrativa judaica, adotada pelos cristãos. Mas o fato também equivale à inundação
de Atlântida, sobre a qual escreveu Platão. A catástrofe ocorreu quando a maior
parte da população do continente havia caído
em um egoísmo desenfreado, deixando de corresponder ao propósito da
evolução, que é o autoaperfeiçoamento. Todas as tradições culturais e
religiosas estabelecem uma relação de causa e efeito entre a ética de um povo e
o ciclo geológico e ambiental ao qual ele está ligado e do qual depende. Os
cidadãos das primeiras décadas do século 21 têm motivos para refletir sobre
esse ponto.
É interessante
registrar que, para evitar um novo fracasso da sua criação, Wiracocha
passou a caminhar pessoalmente entre os homens, disfarçado como um pobre
mendigo esfarrapado, mas ensinando coisas úteis ao progresso civilizatório; e
ele também fazia milagres. É comum, na mitologia hindu, que grandes deuses
apareçam entre os homens caracterizados como mendigos. Essa imagem simboliza a
presença constante de sábios e mensageiros divinos entre os humanos - embora
quase sempre incógnitos. Os
deuses-mendigos nem sempre são reconhecidos.
Uma das principais lições que o mundo andino nos transmite é, pois, a de
que o egoísmo leva à decadência, não só para um indivíduo, mas para uma
civilização. É pelo altruísmo que se consegue a regeneração da vida.
A tradição dos Andes ensina que a energia divina do
cosmo está presente nas árvores, nos rios, nas pedras, estrelas e montanhas,
assim como nas plantas e nos animais. Este é também o ensinamento das
filosofias asiáticas, e um mestre dos Himalaias afirmou, referindo-se ao
espírito universal:
“Cada grão de areia, cada pedra arredondada ou
rochedo de granito é aquele espírito cristalizado ou petrificado.” [7]
Enrique Rocha Franz, um estudioso boliviano, explicou
no final do século 20:
“A religiosidade andina tradicional está fundada
na percepção do poder manifesto da sacralidade ou dignidade tutelar dos elementos
vitais da natureza em cada entorno territorial, e resumidos no poder matricial
da Pachamama [mãe-terra]. A relação fundamental, tanto humana como
cosmo-comunitária, não é de adoração mas de reciprocidade entre o dar, o
receber e o retribuir. Há uma inter-relação solidária profunda e íntima, tanto
entre as pessoas como nas energias da terra e do cosmo, das quais dependem as
relações de produção...”
E ainda:
“Constituímos um mundo de intimidade familiar a
todos os níveis, no plano humano e no
plano terrestre ou cosmo-circunstancial
temporal. Dialogamos, conversamos com cada um dos elementos da natureza, resumidos
em terra, água, ar e calor solar, que são energias sagradas.” [8]
A filosofia andina antiga vê o homem como integrado
a todos os seres. Ela supera o intelectualismo frio que ainda conduz vastos
setores da nossa civilização. A retomada da motivação altruísta é parte do nosso despertar. Porém, o sentimento correto e profundo não
nega o uso da razão. Ao contrário, ele
amplia o seu alcance, porque um mundo emocional purificado coloca a razão
humana a serviço do bem coletivo e da verdade universal.
Para a sabedoria andina, cada gesto humano e
cada aspecto da nossa vida cotidiana devem fazer parte de um
grande ritual permanente de celebração da vida e do cosmo. Os deuses andinos são inseparáveis do
cotidiano. Por isso, a batata e o milho
estão vinculados a seres divinos. Plantar é sagrado. Colher é sagrado. Separar sementes para as plantações do
próximo ano é um ritual sagrado. Construir uma casa é algo que se faz na
presença dos deuses. Há uma unidade
fundamental entre o cotidiano e o sagrado. Cada atitude nossa faz parte da vida
do cosmo, e, consequentemente, precisamos agir de modo correto.
Depois de
séculos de destruição colonial e
neocolonial, a resistência cultural andina vem produzindo frutos e se aproxima de
uma nova primavera. Surge passo a passo uma autoestima coletiva nos povos
andinos. Na área científica, desde o século 20, inúmeras pesquisas têm mostrado
a importância das culturas da cordilheira sul-americana. Os avanços
arqueológicos são um exemplo disso. No norte do Chile, no local chamado El
Morro, foram descobertas, em 1983, noventa e seis múmias cuja antiguidade está
calculada - graças a testes com carbono 14 -
em cerca de 7.800 anos. Estas relíquias são vários milhares de anos mais
antigas que as múmias egípcias. O processo usado para a mumificação é mais
complexo que o usado no Egito. O fato reforça as afirmativas da filosofia
esotérica segundo as quais havia civilizações avançadas habitando essas terras
há dezenas, e mesmo há centenas de milhares de anos - e elas dominavam a
escrita.
De fato, ao contrário do que a ciência
convencional afirmava até recentemente - mas confirmando as afirmações de
Helena Blavatsky no século 19 - existem provas e indícios suficientes para confirmar que os povos
andinos usavam a escrita por hieróglifos, assim como faziam os egípcios.
Pesquisadores como Dick Edgar Ibarra Grasso, Aldo
Ottolenghi e mais recentemente José
Huidobro Bellido juntaram uma massa impressionante de evidências, como
inscrições em pedras e estátuas, textos em couros, e até a estátua de um
escriba, em Cusco, representando um homem que lê hieróglifos escritos em uma
tabuleta presa em suas mãos. Os
pesquisadores registraram 12 tipos diferentes de escrita.[9]
Décadas antes de serem divulgadas essas evidências
sobre o uso da escrita no mundo andino tradicional, Helena Blavatsky escreveu
em “A Doutrina Secreta”, obra publicada em 1888:
“Os membros de várias escolas esotéricas, cuja
sede central está além dos Himalaias, e cujas ramificações podem ser encontradas
na China, no Japão, na Índia, no Tibete e mesmo na Síria, além da América do
Sul, afirmam ter em sua posse a soma total das obras sagradas e filosóficas, em
volumes manuscritos e impressos; todas as obras, de fato, que já foram
escritas, em quaisquer idiomas ou caracteres, desde que começou a arte de
escrever, incluindo os hieróglifos ideográficos, o alfabeto de Cadmo, e o
Devanagari.” [10]
Nesse trecho Blavatsky sugere que a ramificação
sul-americana - leia-se, andina - de uma biblioteca
esotérica global possui textos gerados nessa parte do planeta há muitos
séculos. Ao dizer isso, ela antecipou em mais de 50 anos a tese dos
pesquisadores do século 20. Mas ela também afirmou mais expressamente - em outros
textos - que os andinos tiveram escrita
em tempos anteriores à época da chegada dos europeus. Na verdade, a
escrita foi inventada em Atlântida, e não na Fenícia, e era inicialmente
ideográfica e cifrada, como nos Andes. [11]
A redescoberta da sabedoria
universal dos Andes é um dos elementos pelos quais a sociedade humana pode
reunificar-se com sua própria essência, e assim
eliminar as fontes desnecessárias de sofrimento. A filosofia esotérica
mostra como fazer a tarefa.
Neste amplo contexto, os mandamentos
éticos de Wiracocha - não mentir, não ser frouxo e não ser desonesto -
constituem parte do legado andino para a civilização do futuro.
NOTAS:
[1] “Ísis Sem Véu”, Helena
Blavatsky, Ed. Pensamento, SP, edição em quatro volumes, ver volume II, p. 281.
Na edição original em língua inglesa, ver “Isis Unveiled”, Theosophy Co., Los
Angeles, 1982, volume I, p. 613. A primeira edição foi publicada em 1877.
[2] Pronúncia: “quêtchua”.
[3] “Pachamama
en la Cultura Andina”, de Homer L. Firestone,
Ed. Los Amigos del Libro, La Paz, Bolivia, 1988, 135 pp., ver p. 23.
[4] “Pachamama
en la Cultura Andina”, obra citada, p.
39.
[5] Sobre o choro de Brahma, veja “Isis Unveiled”, obra citada, volume
I, p. 265. Na edição brasileira, “Ísis Sem Véu”, obra citada, volume I, p. 317.
[6] “A Doutrina Secreta”. A tradução
passo a passo da edição original desta obra está disponível em nossos
websites associados. A edição da Editora Pensamento, em seis volumes, traduz a
edição adulterada por Annie Besant em língua inglesa.
[7] “Cartas dos Mahatmas Para A. P.
Sinnett”, Ed. Teosófica, Brasília, Carta 67, volume I, p. 288.
[8] “Visión Cósmica de la
Religiosidad Andina Tradicional”, texto do investigador Enrique Rocha Franz do
Centro de Culturas Andinas, CECUA. Documento datilografado de duas páginas,
transcrição de uma palestra dada na Bolívia em janeiro de 1998.
[9] “La Verdadera Escritura Aymara”,
de José Huidobro Bellido, Freddy Arce Helguero e Pascual Quispe Condori, Ed.
Producciones CIMA, La Paz, Bolívia, 1994, 141 pp. Sobre a escrita andina, veja
também a obra “La Verdadera Historia de los Incas”, de Dick Ibarra Grasso,
Editorial “Los Amigos del Libro”, La Paz / Cochabamba, 1978, 648 pp.,
especialmente pp. 208 e seguintes.
[10] “A Doutrina Secreta”, tradução
passo a passo disponível em nossos websites associados. Veja a página 15. Na
edição original em inglês (“The Secret Doctrine”, Theosophy Co.), veja volume
I, p. XXIII.
[11] Veja os primeiros parágrafos da parte IV do texto “A Land
of Mystery”, publicado em espanhol sob o título “Una Tierra de Misterio”. O texto pode ser localizado em nossos websites associados. Elementos
comuns entre a escrita andina, a escrita de outros povos americanos e o Senzar,
o idioma esotérico dos Iniciados
orientais, são mencionados por H.P.B. no prefácio de “A Voz do Silêncio”. A
semelhança entre as linguagens escritas da América pré-colonial e o Senzar
também fica clara na página 439, volume II, de “The Secret Doctrine”, de
H.P.B., edição original da Theosophy Company, Los Angeles. Ali, HPB também
afirma que a escrita foi inventada pelos atlantes, e não pelos fenícios, e
menciona a escrita ideográfica de indígenas norte-americanos, feita com base em
uma combinação de imagens de pássaros e outros animais. As evidências
disponíveis das linguagens escritas andinas têm frequentemente as mesmas
características.
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Leia em nossos websites associados o texto “Una Tierra de Misterio”, de Helena P. Blavatsky, e o artigo “Um Parentesco Entre a Índia e os Andes”,
de Carlos Cardoso Aveline. Em inglês, nossos websites publicaram “The Ancient Theosophy in the Andes”, de
C.C. Aveline.
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